Segurança e Telecom utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Energia

5 dúvidas frequentes sobre energia solar

06 de abril de 2022

Banner 5 dúvidas frequentes sobre energia solar

Mesmo com a ascensão de novas alternativas de geração de eletricidade, muitas pessoas ainda possuem dúvidas frequentes sobre energia solar, desde o funcionamento do sistema até a utilização.  

É importante mencionar que existem duas formas principais de geração. A primeira é por meio do sistema on grid, indicado para moradias que possuem conexão com a rede de distribuição. Nesse caso, nos meses em que a produção exceder o consumo, os kWs extras serão contabilizados como créditos. 

Nas situações em que não há ligação com a concessionária, a indicação é o sistema off grid, capaz de armazenar a energia não consumida em baterias. 

Agora que você já conhece as duas opções, vamos conferir algumas dúvidas frequentes sobre energia solar? Acompanhe!

1. O que é um sistema de geração de energia solar? 

A energia solar, como o nome já diz, é aquela vinda da irradiação do sol. Ao optar por esse modelo, será instalado um sistema de geração, capaz de produzir eletricidade por meio da captação dos raios solares.

Essa transformação só é possível graças ao efeito fotovoltaico, um fenômeno físico, que ocorre nas chamadas placas ou painéis solares. Por meio desse fenômeno, é possível abastecer uma casa utilizando uma opção sustentável e limpa. 

De forma objetiva, um sistema de geração de energia solar é composto por: 

  • Módulos fotovoltaicos;
  • Inversor;
  • Acessórios e estruturas;
  • Controlador de cargas (apenas no off grid);
  • Baterias (apenas no off grid).

2. Todos os aparelhos da minha residência podem funcionar com energia solar?

Sim! Isso ocorre porque as placas solares geram corrente elétrica contínua, mas o inversor a transforma em corrente elétrica alternada, até chegar ao quadro de distribuição da residência. Assim, qualquer eletrodoméstico ou item pode ser ligado normalmente. 

Inclusive, o número de instalações de painéis solares cresceu 70% no último ano, impulsionado pelo desejo dos brasileiros em terem a própria fonte de eletricidade e os programas de financiamento público ou privado.

3. Como a energia solar funciona à noite?

Esse questionamento também faz parte das dúvidas frequentes sobre energia solar. Por isso, é importante explicar que não existe a produção de energia solar à noite, já que os raios solares precisam estar presentes. Então, você pode pensar: “no período noturno não terei eletricidade?”

Pode ficar tranquilo! Nos casos em que existe a conexão com a rede distribuidora, a concessionária será responsável por fornecer a luz noturna. 

Já nas situações em que não existe essa ligação, é necessário contar com um banco de baterias conectado aos painéis para o armazenamento da energia, que será utilizada à noite.

4. É possível monitorar a produção de energia?

O controle da produção pode ser feito por meio de um sistema de monitoramento acoplado ao inversor. Para ter acesso aos números, basta entrar na plataforma pelo computador ou por aplicativo instalado no celular.

Antes de fechar negócio, verifique se a empresa que for fazer a instalação do seu sistema fotovoltaico possui esse tipo de recurso. O acesso ao sistema de monitoramento é feito por meio de um login com usuário e senha. 

Nos projetos instalados pela Intelbras Solar, o cliente consegue conferir a produção em kWh por dia, mês ou ano, além do número total.

5. Em caso de racionamento de eletricidade, vale a pena ter energia solar?

Essa é outra situação que gera dúvidas frequentes sobre energia solar. Mas antes, é importante que você entenda a diferença entre racionamento e apagão

No apagão, ou em qualquer caso de corte no fornecimento de energia, a rede elétrica para de funcionar.  Desse modo, se você tiver um  sistema de energia solar on grid, que é ligado à rede, ele também irá parar de fornecer eletricidade. 

Já no  racionamento, a rede elétrica continua funcionando, mas você precisará reduzir o consumo. Então, nos casos de racionamento a energia solar ainda é vantajosa. Isso porque os painéis ajudarão você diminuir a utilização de eletricidade vinda das hidrelétricas, já que você gerará boa parte da energia por meio da luz solar. Por fim, investir em energia solar é uma oportunidade de manter o orçamento doméstico equilibrado. 

Fonte: Blog Intelbras

Você Também Deve Gostar