Segurança e Telecom utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Residencial

Como ampliar a segurança residencial com um detector de fumaça?

03 de julho de 2019

Banner Como ampliar a segurança residencial com um detector de fumaça?

No Brasil, quando o assunto é proteger o patrimônio, mantendo a casa e seus moradores seguros, os primeiros equipamentos buscados são as centrais de alarme e as câmeras de vigilância internas e externas. É claro que eles são fundamentais para garantir um monitoramento completo das casas e da vizinhança, inibindo invasões e registrando em tempo real tudo o que acontece no imóvel. Mas ainda há outros dispositivos que podem ampliar ainda mais a segurança residencial: são os detectores de fumaça, que ajudam a prevenir incêndios.

Enquanto em países como Estados Unidos, Austrália e Canadá os detectores de fumaça são obrigatórios por lei, aqui ainda não temos uma legislação específica para estes dispositivos. No entanto, seu uso é altamente recomendável e pode ajudar a salvar muitas vidas.

Em várias cidades brasileiras, como Uberlândia e Brasília, houve aumento dos registros de incêndio em residências. Estes acidentes podem ser causados, na maioria dos casos, pela falta de cuida­do ou desrespeito às normas de segurança de utilização de equi­pamentos domésticos. Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, dentre os maiores res­ponsáveis por iniciar um incêndio nas residências estão os eletroeletrônicos motorizados, como por exemplo, ventiladores, ge­ladeiras e ar-condiciona­do; os que produzem chama aber­ta como velas e fogões e também os que produzem aque­cimento, como fornos e ferros de passar roupa. No entanto, se houvesse a instalação de um detector de fumaça, facilmente os moradores ou vizinhos seriam alertados sobre o início do incêndio.

Veja no artigo como funciona esse importante recurso e saiba diferenciar alguns modelos disponíveis.

Entenda o funcionamento do detector de fumaça

Um detector de fumaça é um equipamento simples e com um custo quase insignificante diante do benefício que proporciona, pois pode salvar vidas e proteger patrimônios. Como o nome indica, o aparelho identifica a presença de fumaça em um determinado ambiente, que pode ser o princípio de um grande incêndio.

O modo de operação depende do tipo de dispositivo adquirido. Podemos encontrar no mercado o detector de fumaça convencional e o detector de fumaça autônomo. Saiba mais sobre cada um.

Detector de fumaça convencional

Este tipo de aparelho deve ser utilizado junto a um sistema mais completo de detecção e alarme de incêndio – neste caso para empresas e condomínios – ou junto a uma central de alarme. De forma geral, quando acionado, o detector convencional envia uma mensagem automática às centrais (de alarme de intrusão ou de incêndio), indicando que há uma ocorrência.

Porém, existem duas formas de tornar a detecção ainda mais rápida: uma delas, é se o detector de fumaça estiver conectado ao sistema de incêndio e for um modelo endereçável, que indicará com precisão o ponto exato de onde vem a fumaça. Outra é se for conectado a uma central de alarme monitorada, onde a empresa de segurança que supervisiona a residência pode receber o aviso e já acionar os bombeiros.

Detector de fumaça autônomo

Este dispositivo apresenta facilidade de instalação e uso, tendo um ótimo custo-benefício. O detector autônomo é projetado para disparar sua sirene interna, sem a necessidade de estar interligado a outros equipamentos, em caso de fumaça no ambiente onde está instalado (mantendo esse alarme por todo o tempo em que houver presença de fumaça no local).

Pode ser instalado em diversos cômodos, criando uma grande zona de proteção – não é recomendado colocar na cozinha para não haver um falso alarme provocado pela fumaça do preparo de alimentos. Além disso, funciona com bateria de até cinco anos de duração, dispensando a necessidade de uma fonte de alimentação.

Para saber mais sobre detectores de fumaça e sistemas de segurança para residências, acompanhe nosso blog e entre em contato pelos nossos canais de atendimento.

Fonte: Blog Intelbras

Você Também Deve Gostar