Segurança e Telecom utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Residencial, Segurança

Fechaduras digitais: tudo o que você precisa saber

02 de dezembro de 2020

Banner Fechaduras digitais: tudo o que você precisa saber

Se você deseja ter mais praticidade e segurança no seu dia a dia, as fechaduras digitais são uma ótima opção. Essa solução dispensa o uso de chaves, por isso você não irá se preocupar mais em carregá-las por aí, nem correr o risco de perdê-las e ficar no lado de fora da sua casa. Ela também oferece funcionalidades de segurança, que tornam difícil  a ocorrência de invasões. 

E apesar do que pode parecer, não é preciso investir muito para ter uma fechadura digital na sua casa ou escritório. No Brasil, essa percepção vem mudando aos poucos, à medida que as pessoas conhecem as facilidades dessa tecnologia e descobrem que há opções de qualidade a valores acessíveis. Enquanto isso, em países como a Coreia do Sul, por exemplo, cerca de  80% das residências já têm fechadura digital instalada.

Quer saber tudo sobre fechaduras digitais? Então acompanhe o texto!

O que é uma fechadura digital 

A fechadura digital é um equipamento eletrônico desenvolvido para substituir as fechaduras convencionais. O diferencial está na sua tecnologia, que faz uso de dispositivos eletrônicos para liberar o acesso, e não necessariamente de uma chave física.

Provavelmente já aconteceu de você  sair de casa, perder as chaves em algum lugar e ter de acionar um chaveiro para abrir a porta, certo? Além do incômodo, essa situação gera gastos desnecessários. Com as fechaduras digitais isso não ocorre, pois as portas são liberadas através de senhas, chaveiros de aproximação, biometria ou até mesmo aplicativo. 

Vantagens das fechaduras digitais

Cada vez mais difundidas no Brasil, as fechaduras digitais são vantajosas devido à sua estética, praticidade e segurança. Entenda!

Estética moderna

Todos os modelos possuem estética moderna e um design discreto. Num primeiro momento, isso pode até não parecer grande vantagem, mas, na verdade, ter esse tipo de dispositivo contribui para tornar sua casa inteligente e valorizar o imóvel. 

Maior praticidade

Com a fechadura digital, você não precisa mais andar por aí portando chaves, e ainda tem maior controle sobre quem acessa a sua casa ou escritório. Alguns modelos permitem gerar senhas temporárias para visitantes, por exemplo.

Se você estiver voltando para casa com as mãos carregadas de compras, basta digitar sua senha numérica, aproximar uma tag ou encostar o dedo no leitor biométrico para abrir a porta.

As fechaduras digitais também são úteis para quem gosta de sair para fazer exercícios físicos sem se preocupar em perder a chave. 

E não há razão para se preocupar em ficar do lado de fora em caso de queda de energia elétrica. Esse tipo de dispositivo inteligente é alimentado por pilhas. Há modelos no mercado que alertam com antecedência quando a pilha precisa ser substituída. Mesmo assim, se você não fizer a troca a tempo, bastará encostar uma bateria comum na fechadura digital, para digitar sua senha e entrar em casa. 

Mais segurança

Chaves convencionais são fáceis de ser burladas, mesmo as michas ou mestras. Com as fechaduras digitais isso não acontece. Mesmo nos modelos que têm a opção de chave física para contingência, pois as travas são muito resistentes. 

Com os dispositivos eletrônicos de acesso disponíveis, você não precisa mais deixar sua chave escondida para outra pessoa entrar em casa, tampouco emprestá-la para alguém fazer cópia e correr risco de perdê-la. Como citamos antes, você pode gerar uma senha provisória para as visitas, diferente da sua.

O equipamento também oferece funcionalidades para proteção de senha, fechamento automático de portas, alarme anti arrombamento e gestão de usuários.

A fechadura digital é mesmo segura?

Quando nós falamos que as travas são resistentes, elas são mesmo. As fechaduras aguentam impactos de até 300 kg – o que equivale a um casal de leões em forma! 

Há, também, um sensor de incêndio integrado. Se no ambiente interno for registrada a temperatura de 65ºC, todas as portas são automaticamente destravadas para facilitar a saída das pessoas.

Outro item importante é a trava de segurança interna. Ao ativá-la, a maçaneta interna da porta fica “burra” para impedir a abertura por crianças ou animais.

Modelos de fechaduras digitais

Os modelos variam de acordo com o tipo de instalação e abertura de porta, uso de maçaneta reversível, métodos e dispositivos de acesso, funcionalidades específicas e ambientes de aplicação.

Métodos e dispositivos de acesso

Diferentes possibilidades de acesso são oferecidas no lugar das chaves físicas: desde o uso de chaveiro ou da própria digital ao reconhecimento facial, por exemplo. Mas para quem não quer se desapegar das chaves, há inclusive modelos combinando essas diversas formas de entrar em casa ou no trabalho. Vamos conferir?

Senha numérica

fechadura senha

Esse é o método mais comum de acesso. Só é preciso cadastrar uma sequência numérica e digitá-la no teclado touch screen em cada acesso. Há modelos de fechaduras que permitem a criação de até 100 senhas, inclusive para visitantes, válida somente até o primeiro uso. É uma ótima funcionalidade para quem faz locação de imóveis na temporada.  

Leitor de proximidade

fechadura digital

A fechadura digital possui um leitor de proximidade acionável por uma tag ou cartão que contém um chip de identificação por radiofrequência (RFID). 

Para liberar o acesso, basta aproximar um dos dispositivos ao leitor. Em alguns modelos de fechadura, até 100 tags podem ser cadastradas.

Leitor biométrico

fechadura digital

Nesse dispositivo, o acesso se dá pelo reconhecimento das digitais. Para isso, é preciso cadastrar a sua digital na fechadura e apontar o dedo no leitor quando for acessar o ambiente. 

Como a digital é um dado individual e intransferível, cada pessoa da sua casa terá sua própria autorização de entrada. Alguns modelos de fechadura aceitam o cadastro de até 100 digitais.

Aplicativo via conexão bluetooth

fechadura digital

Nesse modelo, o aplicativo se conecta ao sistema da fechadura digital por meio de uma conexão bluetooth, assim, é possível autorizar a abertura da porta dessa forma bastante prática

O aplicativo também pode oferecer outras praticidades:

  • Cadastro de novos usuários.
  • Criação, à distância,  de senhas para visitantes.
  • Gerenciamento dos horários de acesso de cada pessoa cadastrada no sistema – interessante para ambientes corporativos, para definir faixa de horários na qual é permitida a entrada.
  • Identificação dos acessos – o aplicativo informa qual a primeira ou última pessoa que acessou o local.

 

Funcionalidades específicas

Além das vantagens que já citamos, as fechaduras digitais podem oferecer funcionalidades específicas para otimizar sua experiência, principalmente em termos de segurança. Confira antes de adquirir a sua:

Alarme Anti Arrombamento: se houver tentativa de arrombamento da porta ou alguém cometer cinco erros sucessivos de senha, um alarme sonoro é emitido.

Alerta de bateria fracapilhas AA alimentam todos os modelos de fechaduras. Elas podem durar cerca de um ano e, a depender do modelo de fechadura, quando chegam próximo do fim da carga um alerta é sinalizado.
Mas mesmo se você esquecer de trocá-las e a fechadura parar de funcionar, é possível acioná-la por meio de uma bateria de 9 Volts ou de chave física.

Função Não Perturbe quando você quiser mais privacidade para, por exemplo, não ser interrompido durante uma reunião, essa função desabilita a abertura da fechadura pelo lado de fora. Assim, mesmo que outra pessoa tenha a senha, não irá conseguir acessar o ambiente.

Função Senha ProtegidaCom essa função habilitada, uma sequência numérica é fornecida para ser utilizada antes ou após a sua senha original. Isso dificulta que a senha verdadeira seja decorada por alguém ou identificada pelas marcas de suas digitais no painel touch screen

Sensor de Fechamento Automático: o sensor detecta quando a porta não está travada e então realiza o seu fechamento automático.

Ambientes de aplicação

As fechaduras digitais podem ser instaladas em diversos ambientes. Confira!

Casas, apartamentos e condomíniospara facilitar o dia a dia na sua residência, seja em casa ou apartamento – onde são mais usadas atualmente -, para acessar condomínios e otimizar a circulação nas áreas comuns.

Escritórios e ambientes corporativospara ter mais agilidade, controle de acesso e proteção a equipamentos de alto custo, como computadores, câmeras e DVRs, comum em empresas de segurança e tecnologia, até mesmo para conceder acesso ao ambiente de data center.

Academias, lojas, depósitos e bancosmuito úteis para controlar o fluxo, identificar a entrada de pessoas em determinados ambientes e proteger itens de valor ou estoque.

Consultórios e laboratóriosconsultórios da área da saúde, laboratórios em clínicas ou universidades, são melhor controlados e protegidos com as fechaduras digitais.

Tipos de abertura de porta e uso de maçaneta reversível

Os modelos variam entre dois tipos de abertura de portas:

Abertura pivotante: a folha da porta gira em torno de um eixo vertical, o pivô, fixado no piso e na parte superior do batente.

Abertura de correruma alternativa às portas pivotantes e convencionais, com ganho de espaço.

Além disso, há opções de modelos de fechaduras digitais para maçanetas reversíveis, com abertura para esquerda ou para a direita.

Instalação e manutenção das fechaduras digitais

Como há modelos diversos de fechaduras, há diferentes tipos de instalação, mas geralmente todos são simples de executar. 

Tipos de instalação

Embutir: para instalar modelos desse tipo, é preciso “cavar a porta”. Esta deve ter entre 35 e 65 mm de espessura. Em geral, o objetivo é dispensar a maçaneta convencional.

Pressãoesse tipo é exclusivo para instalação em portas de vidro com espessura de 10 mm. A instalação se dá por pressão, ou seja, não requer furação e é muito simples.

Sobrepornessa instalação, a fechadura digital geralmente é colocada pouco acima da maçaneta convencional da porta, sem que seja necessária sua retirada. Ideal para portas de 25 a 55 mm de espessura.

fechaduras

Cuidados na instalação

Na hora de instalar sua fechadura digital, contar com o serviço de um profissional pode ser a garantia para a sua segurança, já que esses profissionais, quando se trata de uma revenda autorizada, possuem o conhecimento e a experiência necessária para o correto desempenho dessa tecnologia. Veja o que observar:

  • A fechadura escolhida é ideal para o ambiente desejado?
  • O local de instalação é protegido do sol, chuva e umidade?
  • A porta tem espessura adequada para a fechadura escolhida?
  • Os acabamentos e/ou vista/guarnição da porta prejudicam a instalação?

Manutenção

Assim como a instalação, a manutenção é simples. Saiba como fazer corretamente.

  • Limpar o equipamento, regularmente, somente com flanela ou pano microfibra seco, sem uso de limpadores ou solventes, nem mesmo álcool, sob risco de causar dano permanente.
  • Usar, preferencialmente, pilhas alcalinas.
  • Quando visualizar o alerta de pilha fraca, substitua todas por pilhas novas.
  • Em caso de problemas, chame um técnico habilitado. Nunca abra a fechadura, troque ou substitua peças.

O que levar em conta na hora de escolher sua fechadura digital

Para escolher a fechadura digital ideal para sua casa, você deve considerar algumas questões, muitas delas apontadas neste artigo. Confira:

  • Material da porta: de madeira, aço ou vidro? Isso determina qual tipo de fechadura pode ser instalada.
  • Espessura da portacada tipo de fechadura tem uma especificação diferente. A partir de 10 mm já é possível ter fechadura digital para portas de vidro, por exemplo
  • Abertura da portapivotante ou de correr? Com abertura para esquerda ou direita?
  • Fluxo de pessoasé para um ambiente onde pessoas entram e saem frequentemente ou não? Quantos acessos serão necessários?
  • Métodos e dispositivos de acessocada modelo tem opções diferentes – senha, tags, biometria. Escolha o mais adequado à sua necessidade. 
  • Design: alguns modelos podem combinar melhor com a sua casa e valorizar o imóvel.
  • Valor: quanto você está disposto a pagar? Há modelos eficientes e mais acessíveis e outros mais robustos, com mais funcionalidades, e que possuem um custo maior. 

Agora é só escolher sua fechadura digital

Como vimos, as fechaduras digitais são uma tecnologia simples de instalar e utilizar, seu valor pode começar bastante acessível e traz muitos benefícios para a sua casa, apartamento ou empresa. Com tantas possibilidades de acesso – senhas, tags, biometria e aplicativo -, e funcionalidades interessantes, a escolha da fechadura ideal dependerá muito da sua rotina e de que tipo de facilidade prefere na hora de acessar esse ambiente onde pretende instalá-la. 

Agora que você já sabe tudo sobre essa tecnologia incrível e de valores bastante atrativos, que tal conhecer nossos modelos de fechadura digital? Escolha a sua!

Fonte: Blog Intelbras

Você Também Deve Gostar