Segurança e Telecom utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Residencial

Iluminação para casa: aprenda a planejar visando economia

08 de setembro de 2021

Banner Iluminação para casa: aprenda a planejar visando economia

Você sabia que planejar a iluminação para casa pode fazer toda a diferença no dia a dia? Por exemplo, uma lâmpada incandescente no banheiro pode aumentar a transpiração na hora da maquiagem e uma luz muito fraca no ambiente de home office pode atrapalhar a concentração.

Por fim, o resultado desses e de outros detalhes, além do incômodo com a iluminação incorreta, pode ser uma conta de energia mais alta no fim do mês.

No entanto, é possível utilizar a iluminação a favor da comodidade aliada à economia para evitar esse tipo de situação. Entenda como definir a iluminação para casa e quais soluções facilitam esse processo!

Como definir a iluminação para casa?

iluminação casa

Os cômodos de uma casa têm funções diferentes e, por isso, precisam de uma iluminação de acordo com suas necessidades.

A sala de estar e a cozinha são ambientes bastante utilizados e movimentados, o que pede mais atenção na quantidade de pontos de luz do que o quarto de hóspedes que quase nunca é ocupado, por exemplo.

Quando pensamos em economia, esse exemplo também se aplica. Por que investir em uma ótima iluminação para um cômodo que não é utilizado com tanta frequência?

Desse modo, para definir a iluminação para casa é necessário pensar em cada ambiente de forma isolada e de acordo com as suas necessidades, como mostraremos a seguir:

  • Sala de estar: precisa de uma iluminação suave nas laterais e mesas de centro. Evite posicionar as luzes em cima de sofás, pois pode incomodar a visão de quem estiver sentado;
  • Cozinha: esse é um ambiente bastante utilizado e, por isso, precisa de uma iluminação clara, com luz branca. Para iluminar bem as bancadas, recomenda-se acrescentar focos de luz;
  • Sala de jantar: a iluminação em cima da mesa de jantar é fundamental para ajudar a ter um ponto de luz sobre as refeições. No caso de mesas muito grandes, luzes nas laterais podem ser necessárias;
  • Quarto: assim como a sala, esse ambiente pede uma iluminação mais suave. Para iluminar com mais intensidade áreas específicas, como mesa de canto e penteadeira, use abajures;
  • Escritório: uma iluminação neutra é ideal para o home office. Caso seu ambiente de trabalho seja integrado a algum cômodo, utilize uma luminária de mesa na mesma tonalidade;
  • Banheiro: é indicada uma iluminação clara, de forma que dê pra visualizar bem todo o espaço.

Pensando na instalação, trocar uma lâmpada para uma com melhor qualidade e economia e adicionar abajures e luminárias nos ambientes são tarefas que o próprio morador pode fazer.

Contudo, projetos mais detalhados que precisam mexer com a estrutura do cômodo precisam de especialistas para fazer a instalação.

Soluções que facilitam a iluminação para casa

A iluminação para casa tem um grande poder estético no ambiente, preenchendo o espaço, criando um clima aconchegante para o ambiente e garantindo uma sensação de pertencimento aos moradores.

Mas como aliar a eficiência da iluminação com a economia de energia? Conheça algumas soluções que podem ajudar no alcance desse objetivo.

Tenha em mente a quantidade de ambientes

É importante saber a quantidade de ambientes e levar em conta o aspecto funcional do cômodo, com isso, você entenderá a quantidade de luz realmente necessária em cada local. Essa é uma forma de prevenir o exagero ou falta de iluminação em diferentes espaços.

Com o tipo de lâmpada ideal e bem posicionada no ambiente, o efeito será como o desejado e com uma imensa economia de energia. Por exemplo, uma luminária solar é ideal para instalação em jardins mais amplos, dispensando a necessidade da energia convencional.

Escolha um estilo de decoração

A decoração do ambiente, como a cor das paredes e dos móveis, deve ser considerada ao escolher a melhor iluminação para o cômodo.

Por exemplo, paredes mais escuras absorvem mais luz e, por isso, precisam de lâmpadas com mais intensidade. Além disso, a instalação de lâmpadas que possam mudar de cor, podem alterar a cor visível em todo o ambiente, criando um cenário diverso.

Invista em iluminação inteligente

Uma parede branca oferecerá diversas possibilidades se você instalar lâmpadas inteligentes, pois é possível trocar a cor e, por consequência, a cor do cômodo, produzir efeitos de tons e ajustar a intensidade — ideais para salas de estar.

Contudo, o branco clássico ainda é importante na decoração. Quando falamos em lâmpadas smart, busque modelos com opção de branco frio e branco quente — uma variação no tom da iluminação.

Não tem nada a ver com o fato da lâmpada transmitir calor, mas sim com a tonalidade que ela expressa no ambiente, que pode ser mais avermelhada, que lembra as lâmpadas incandescentes (branco quente) ou num tom bem claro, que lembra as lâmpadas fluorescentes (branco frio). Se você tiver lâmpadas smart, é possível escolher um ou outro estilo, de acordo com a situação.

Ao optar pela iluminação inteligente, você pode criar uma rotina, programar cenários, acionar determinadas cenas por comando voz ou pelo aplicativo. Também é possível usar esse controle para ter mais segurança quando estiver fora de casa, basta simular a presença de pessoas no local por meio de luzes acesas.

Aproveite a luz natural dos ambientes

luz natural

A luz natural promove alegria, aconchego e, principalmente, economia. Por essa razão, é importante aproveitar todo o potencial que esse recurso pode oferecer. Para isso, invista em vidros para serem utilizados em janelas, portas, telhas e divisórias, deixando a casa mais iluminada.

Durante a noite, os sensores de iluminação são ótimos aliados na economia de energia. Isso porque o equipamento aciona a luz por meio de um sensor infravermelho que reconhece as fontes de calor de pessoas, animais de médio e grande porte. A fotocélula do dispositivo permite que o acendimento das luzes seja feito durante o dia ou apenas à noite.

Considere a autonomia de energia

Se você gostou da ideia da luminária solar para iluminar ambientes externos, imagine produzir a energia elétrica usada em toda a casa?

Com um sistema fotovoltaico, também conhecido como energia solar, é possível reduzir até 95% da conta de luz. Consiste em uma tecnologia que converte a luz solar em energia elétrica para alimentar a residência.

Dependendo do valor médio da conta de luz na sua residência, o valor do financiamento de um sistema de energia solar pode ser próximo ou equivalente. Sendo que as parcelas geralmente encerram em cerca de 5 a 6 anos e os painéis têm um tempo de vida de, pelo menos, 25 anos.

Fonte: Blog Intelbras

Você Também Deve Gostar