Segurança e Telecom utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Segurança

Monitoramento de frotas: conheça as possibilidades e benefícios para empresas

31 de março de 2021

Banner Monitoramento de frotas: conheça as possibilidades e benefícios para empresas

O Brasil registrou 18.382 ocorrências de roubos de cargas em 2019, ano do último levantamento realizado pela NTC&Logística. Apesar da queda de 17% em relação a 2018, o número continua alarmante, tal qual os prejuízos financeiros, que somam 1,4 bilhões de reais. Para mudar esse cenário, os players do setor têm investido no monitoramento de frotas, e os benefícios têm sido muitos.

Se esse é um assunto que também te preocupa, veja neste post como a tecnologia pode ajudar sua empresa a monitorar sua frota para reduzir os roubos de carga e ainda otimizar os negócios. Confira!

O que é monitoramento de frotas?

O monitoramento de frotas é um sistema de tecnologias para rastrear e monitorar veículos em tempo real, acompanhar o comportamento de condutores, passageiros e cargas, evitar situações de risco devido a falhas mecânicas, descuidos, fadiga e/ou ações de terceiros.

Veja as soluções que podem integrar o monitoramento de frotas:

  • Câmeras veiculares: para captação, interna e externa, de imagem e áudio.
  • Gravadores: responsáveis por monitorar e gerenciar eventos e alarmes.
  • Software: com funcionalidades para detecção de fadiga e colisão, capaz de alertar condutores e central de monitoramento em caso de situações de riscos. Também faz o gerenciamento de imagens, alarmes, eventos, geolocalização e outros dados do veículo.

Por que fazer monitoramento dos veículos?

A redução no número de roubos de cargas nas rodovias brasileiras é resultado das ações dos órgãos de segurança nas estradas, e também do investimento das empresas de transporte em tecnologia.

No entanto, é preciso que essa transformação digital se amplie para todas as transportadoras do país, que hoje são mais de 940 mil. Afinal, os roubos ainda continuam, assim como os acidentes com vítimas envolvendo automóveis e caminhões.

Mas os benefícios do monitoramento de frotas vão muito além da segurança. A tecnologia resolve várias das demandas das transportadoras e outras empresas que utilizam veículos para prestar serviços:

  • Redução da perda de carga;
  • Redução do consumo de combustível;
  • Redução das despesas com seguro e manutenção do veículo;
  • Monitoramento de velocidade e desvios de rota;
  • Controle da abertura de porta;
  • Acompanhamento do comportamento do motorista;
  • Gerenciamento e rastreamento da frota.

Trata-se, portanto, de uma solução inovadora e que veio para ficar.

Como a tecnologia pode ajudar as empresas no monitoramento de frotas

Uma grande vantagem do monitoramento de frotas é a sua versatilidade, pois pode ser usado em diversos tipos de veículos e segmentos. Entenda a seguir como a tecnologia funciona, em exemplos para os principais cenários de aplicação:

Transporte de combustível

Caminhões que transportam combustíveis são frequentemente alvos de furtos. Os criminosos aproveitam os momentos de paragem e violam as válvulas para cometer o delito.

Com câmeras instaladas nas laterais do veículo, é possível analisar a movimentação no entorno e acionar o alarme se algo for detectado. O monitoramento ao vivo pode ser feito também pela sua central. Além disso, o uso de sensores possibilita verificar se algum tanque foi aberto ou se houve mudança no nível do combustível no veículo.

Transporte de valores e bens de valor agregado

Transportadoras de valores e bens agregados têm uma preocupação extra com a segurança da carga. Além de acompanhar os condutores e identificar rapidamente qualquer situação de risco, é importante contar com recursos que acionem rapidamente a central de monitoramento. É o caso do botão de pânico, dispositivo instalado de maneira discreta na parte interior da cabine e que, quando acionado, gera um alerta diretamente na central de acompanhamento da frota.

A solução para análise de fadiga e colisão detecta e alerta aproximações perigosas entre veículos. Mas em casos de acidentes, os passageiros podem acionar um botão de pânico para agilizar o resgate e evitar roubos da carga.

A comunicação entre condutores e a base é facilitada com uso de câmeras internas, pois também captam áudio. Esse recurso permite ainda a gestão comportamental dos condutores.

Em caso de abertura das portas ou do baú em horário não programado, a central de monitoramento irá receber uma notificação para apurar o evento.

Transporte coletivo de passageiros

No transporte coletivo, é possível fiscalizar a conduta de motoristas e passageiros. Assaltos e furtos não são raros, por isso as câmeras atuam como um inibidor dessas ações, além de registrar os eventos.

Se o motorista acelerar mais do que o permitido, usar celular enquanto dirige, cochilar ou fazer ultrapassagens em locais indevidos, o monitoramento de frotas irá enviar alertas no painel do veículo e na central.

A utilização de sistemas de monitoramento de ônibus é obrigatória em muitas cidades, sendo necessário manter muitas vezes o histórico de todas as gravações. Para tanto, o sistema possibilita o descarregamento de quaisquer eventos gerados ao longo do dia e noite no momento que chega em sua base, através da rede wi-fi (em complemento à transmissão via 4G).

Prestação de serviços

Empresas de prestação de serviços precisam controlar suas atividades para garantir que as normas e procedimentos estão sendo executados da maneira correta.

Em caminhões de coleta de lixo, os coletores precisam usar sapatos fechados, coletes refletivos, luvas e máscaras. As câmeras externas permitem fiscalizar e orientar o correto uso dos equipamentos necessários, o acompanhamento da atividade, a avaliação do tempo de prestação do serviço e da condução do veículo.

Mineração

O monitoramento de frotas pode auxiliar mineradoras no controle de inclinação dos seus caminhões basculantes e a verificar se a carga está comprometendo a estabilidade do veículo, evitando riscos de tombamento. As câmeras veiculares são resistentes à vibração, captam imagens de ótima qualidade e podem ser instaladas na parte interna ou externa do veículo.

Os gravadores armazenam as imagens e os softwares permitem a visualização das imagens ao vivo. É possível também conferir se o motorista está distraído ou usando um celular durante o expediente.

Conclusão

E então, você já sabia de todas essas tecnologias ligadas ao monitoramento de frotas? Saiba ainda que ele pode ser usado ainda em máquinas agrícolas, veículos leves, empilhadeiras e outras aplicações envolvendo veículos de maneira geral, com benefícios para colaboradores e gestores.

Fonte: Blog Intelbras

Você Também Deve Gostar