Segurança e Telecom utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Redes

Seu sinal Wi-Fi está fraco? Saiba quais cuidados tomar para melhorar o seu desempenho

17 de julho de 2019

Banner Seu sinal Wi-Fi está fraco? Saiba quais cuidados tomar para melhorar o seu desempenho

De acordo com dados da Anatel, o Brasil possui atualmente mais de 500 mil hotspots, ou seja, pontos de acesso à internet que utilizam a tecnologia Wi-Fi. Esta tecnologia oferece mobilidade e conveniência ao usuário pela ausência de cabos, permitindo, assim, acesso à internet em qualquer lugar que esteja dentro da área de cobertura da rede sem fio. Um dos principais questionamentos e dúvidas relacionados a tecnologia Wi-Fi ainda se dá sobre o desempenho e alcance do sinal. O seu sinal Wi-Fi está fraco? Veja como melhorá-lo.

As redes Wi-Fi são estabelecidas através de ondas de rádio, assim como celulares, rádio e televisões. O sinal transmitido por essas ondas é recebido pelo roteador que, por sua vez, os codifica e os emite através de uma antena, estabelecendo a conexão de um ou mais dispositivos com a web. Porém, nem sempre a qualidade da conexão atende às expectativas dos usuários.

Há fatores que influenciam e podem otimizar o funcionamento da sua rede Wi-Fi, seja em casa, escritório ou locais públicos. Saiba quais são eles:

 

Posição do roteador wireless

 

É importante que seu roteador esteja em um local com menor interferência possível. Obstáculos como paredes, seja de concreto, vidro ou metal, podem bloquear a propagação do sinal. Móveis e eletrodomésticos (como telefones e micro-ondas) posicionados perto do roteador também podem causar interferência. O ideal é que ele seja instalado em local alto e central da sua casa ou escritório. Desta forma, irá receber menos interferência de tais fatores externos.

 

Repetidores de sinal

 

Caso não seja possível instalar o roteador num local adequado, você pode utilizar um equipamento chamado repetidor de sinal. Ele tem como função captar o sinal Wi-Fi do roteador e ampliar o alcance da internet para grandes ambientes, onde o sinal é fraco. Esse dispositivo é portátil, bivolt e pode ser instalado facilmente em qualquer cômodo da sua casa ou escritório através de uma tomada. O repetidor de sinal ainda conecta a sua smart TV à internet e pode ser utilizado como roteador em pequenos ambientes.

 

Antena do roteador

 

Verifique a posição da antena do seu roteador. Ela deve ser na posição vertical para uma melhor transmissão do sinal. Nunca deixe a antena curvada ou direcionada para baixo. Trocar a antena do seu roteador também pode ser uma opção viável e econômica para melhorar o sinal.

 

Atualização do roteador

 

Atualizações de softwares pelos fabricantes de roteadores são comuns e isso certamente pode melhorar o desempenho e segurança da sua conexão Wi-Fi.

Fonte: Blog Intelbras

Você Também Deve Gostar