Segurança e Telecom utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Redes, Residencial

Trocar o roteador ou comprar repetidores? Como dimensionar a rede da sua residência

14 de agosto de 2019

Banner Trocar o roteador ou comprar repetidores? Como dimensionar a rede da sua residência

Seu plano de internet é muito bom? Seu computador é de última geração, sua smart TV também, assim como seu tablet, smartphone e outros aparelhos conectados à internet? No entanto, o sinal nunca está como deveria, ou em alguns locais da casa ele é mais forte e em outros quase não aparece? Essa é uma situação bastante comum, o que faz muitas pessoas entrarem imediatamente em contato com o seu provedor de internet, apostando que a entrega do pacote não está sendo como deveria. No entanto, muitas vezes esse problema pode ser solucionado com uma das três opções a seguir: posicionar melhor o roteador, comprar repetidores ou trocar o roteador. E isso pode estar relacionado unicamente à estrutura da sua residência.

Vale lembrar que muitos dos modems e roteadores Wi-Fi oferecidos pelas prestadoras de serviços de comunicação têm um uso bastante limitado. Eles atendem bem a maior parte dos perfis dos usuários, mas os que necessitam de uma configuração um pouco mais avançada podem precisar investir em um equipamento próprio e mais robusto.

Vamos ajudá-lo, neste post, a decidir qual é a melhor maneira de solucionar seu problema, entre as três alternativas citadas. Acompanhe!

 

Como identificar a causa do problema

 

Antes de mais nada, é preciso identificar que realmente o seu problema é o sinal fraco e não a internet lenta em sua origem. Para isso, pode-se fazer um teste de velocidade na internet ou mesmo entrar em contato com a sua operadora. Entretanto, são necessárias algumas ações antes de verificar a velocidade da conexão.

A primeira delas: deixe na rede só o dispositivo que será usado para fazer o teste. Mesmo que outros aparentem estar inativos, se não estiverem desconectados de fato podem gerar tráfego e isso interferirá no resultado final.

Além disso, utilize um serviço confiável e reconhecido para analisar quantos bits por segundo estão saindo ou entrando da sua rede. Plataformas mais populares geralmente oferecem bons métodos de medição do que outros sites que acabam sobrecarregando o tráfego com muitos anúncios.

Feito isso, partimos para a próxima ação, que é identificar o formato do local onde você está tentando acessar a internet. Sua casa é grande, mas sem muitos obstáculos? Ou menor, mas com muitas paredes grossas e eletrodomésticos, que podem interferir na propagação do sinal? Identificada a estrutura, vamos direto às soluções.

 

Solução 1: posicionar melhor o roteador

 

Se sua casa for pequena, com poucos obstáculos, antes de trocar o roteador, tente posicioná-lo melhor. O ideal é que ele fique mais centralizado dentro da sua residência. As antenas dos roteadores são omnidirecionais, ou seja, distribuem o sinal em todas as direções. Portanto, quanto mais centralizado, mais uniformemente o Wi-Fi será distribuído. Apostar em locais altos também faz diferença, porque eles ajudam a irradiação dos sinais.

A posição da antena também vai interferir na distribuição do sinal. A melhor posição normalmente é a reta e para cima, distribuindo o sinal horizontalmente. Porém, no caso de um local com dois andares, por exemplo, o ideal é manter a antena na horizontal para que as ondas se propaguem verticalmente. Mas o mais importante é verificar a orientação do fabricante no manual de instruções; lá é que você encontrará as especificações do projeto do seu produto.

Como muitos eletrônicos utilizam a mesma frequência, de 2,4 GHz, é preciso que o roteador fique distante de micro-ondas, babás eletrônicas e caixas de som bluetooth, por exemplo. Outra dica é deixá-lo em uma posição onde menos paredes precisarão ser ultrapassadas, como em cantos da casa próximo a corredores.

 

Solução 2: comprar repetidores

 

Enquanto o roteador encaminha e organiza os pacotes de dados entre redes, o repetidor pega o sinal que já existe, emitido pelo roteador, e o repete. Ele utiliza os dados da rede que está repetindo e encaminha para os dispositivos conectados, ampliando assim a área de cobertura.

Essa solução é mais aconselhada quando uma residência possui muitos obstáculos, como móveis grandes ou paredes muito grossas ou mesmo a interferência de muitos aparelhos eletrônicos, não permitindo que o sinal chegue a determinado cômodo (ou mais de um). Neste caso, trocar o roteador não funcionaria, pois continuaria existindo um ponto cego. O ideal então seria instalar o repetidor, ou os repetidores, nos locais onde o sinal primário começa a falhar.

Essa solução ajuda, mas deve ser analisada com cuidado. Como os repetidores funcionam como “pontes” entre a rede principal e os dispositivos, é normal que o desempenho caia. Quanto mais repetidores forem instalados, menor pode ser a velocidade.

Em situações em o usuário deseje solucionar definitivamente os problemas de conexão, a recomendação é que ele invista nas redes Mesh. Elas têm um conceito técnico diferente e maior capacidade de ampliação.

Funcionando como uma malha, elas são mais automatizadas — a própria rede Wi-Fi distribui o sinal conforme as áreas onde há mais demanda — e têm melhores velocidade e cobertura. Isso elimina as chamadas “zonas mortas” (áreas de sombra) que não têm sinal. Isso também permite que o usuário circule pelo ambiente de modo que a conexão se mantenha ao migrar de uma antena para outra.

 

Solução 3: trocar o roteador

 

Sua residência é grande? Você já checou com sua operadora e ela está entregando a velocidade prometida, mas seus dispositivos ainda estão com problemas de sinal? Você já tentou colocar o roteador em um local mais apropriado, sem obstáculos e não resolveu? Então, o seu roteador pode realmente ter ficado obsoleto. E essa é a hora de trocar o roteador.

Uma residência maior necessita de um roteador wireless mais robusto, ainda mais se vários dispositivos se conectam à internet ao mesmo tempo. A escolha do roteador vai depender de alguns fatores, sendo os principais: velocidade da internet, velocidade de transmissão do roteador, tamanho do ambiente e número de dispositivos conectados.

Existem roteadores dos mais variados valores e potências, e é preciso saber exatamente o que você está buscando para não comprar um equipamento muito robusto (e de valor mais alto) sem necessidade, ou um equipamento de valor mais baixo mas que não tenha a performance de que você precisa. Uma sugestão são os roteadores da com a tecnologia AC, que operam em duas faixas de frequência (2,4 GHz e 5 GHz) e ampliam a possibilidade de conexão com diversos tipos de dispositivo.

Fonte: Blog Intelbras

Você Também Deve Gostar