Segurança e Telecom utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Energia, Comunicação, Segurança

Vale a pena investir em tecnologia no canteiro de obras?

25 de agosto de 2021

Banner Vale a pena investir em tecnologia no canteiro de obras?

O uso de tecnologia no canteiro de obras é mais uma tendência que vem se confirmando no setor da construção civil. Nesse caso, não se trata mais de um diferencial, mas uma necessidade para realizar a entrega das obras no prazo, em conformidade com as exigências e as expectativas desse mercado.

Dados da pesquisa “A transformação digital na construção civil”, realizada pelo portal AECweb em 2020, com construtoras, empresas de engenharia, entre outros, mostrou que 84% das empresas entrevistadas afirmaram que adotar a transformação digital é fundamental para a recuperação econômica do setor.

Os principais motivos para investir em tecnologia no canteiro de obras, de acordo com os entrevistados, são: aperfeiçoar o planejamento e o controle (32%); aprimorar a gestão operacional (32%); realizar uma melhor integração entre obra e administração (18%).

Dessa forma, a construção 4.0 ganha cada vez mais força. Trata-se da junção de automação no canteiro de obras, digitalização da gestão de projetos e o emprego das novas tecnologias construtivas. Por isso, é fundamental conhecer as vantagens do investimento tecnológico no setor e suas novidades. Confira!

Motivos para aplicar tecnologia no canteiro de obras

aplicar tecnologia no canteiro de obras

Na busca pela otimização dos processos e maior segurança, tanto dos trabalhadores quanto da construção, muitas empresas investem em equipamentos, sistemas e ferramentas que possam promover a redução de custos, produtividade e sustentabilidade no canteiro de obras.

Uma dica interessante é buscar um mesmo parceiro que ofereça o máximo de soluções. Por exemplo, do sistema de detecção de incêndio ao sistema de geração de energia solar, pois isso pode facilitar as negociações. Veja a seguir, motivos para adoção de tecnologia no canteiro de obras.

Aumento da produtividade na obra

A produtividade consiste na prevenção de erros, redução de custos, diminuição de desperdícios e entrega no prazo. Para isso, é preciso investir na melhoria dos processos, como aplicativos que mostram relatórios diários e acompanhamento da evolução das obras.

Melhora da segurança no canteiro de obras

Utilizar a tecnologia no canteiro de obras também promove mais segurança tanto aos colaboradores quanto à construção. Isso porque os recursos digitais reduzem o risco de acidentes. Por exemplo, adotar câmeras de segurança para proteção do local e dos trabalhadores.

Facilidade na gestão

As tecnologias permitem o controle e registro de todos que entram e saem da construção. Por meio do controle de acesso, a empresa consegue analisar com exatidão as informações de horário de entrada ou saída, o que também ajuda na segurança do canteiro de obras.

Mais sustentabilidade

Sustentabilidade é um assunto muito importante para diversos setores, em especial, a construção civil. Por meio das tecnologias, é possível reduzir o consumo de energia, água, entre outros recursos. Exemplo disso, são os tijolos ecológicos, instalação de painéis fotovoltaicos, soluções para reaproveitamento de água da chuva, etc.

3 novidades na construção civil

A construção civil está sempre se atualizando com soluções tecnológicas para o crescimento do setor. Conheça quatro novidades desse mercado.

Construções verdes

Construções verdes

Nesse caso, o principal objetivo é a sustentabilidade, de forma a preservar os recursos naturais. Isso inclui a utilização de madeiras que devem prezar por processos de reflorestamento, por exemplo.

Por meio das tecnologias, também é possível aproveitar a luz solar para a produção de energia, reaproveitamento de água e dispositivos de ligamento e desligamento automático para economia de luz.

Building Information Modeling (BIM)

O Building Information Modeling (BIM) é a nova tendência no setor de construção civil para aperfeiçoar o processo de construção, desde o projeto, canteiro de obra, construção e entrega.

Por meio de softwares, profissionais de diversas áreas podem adicionar e editar informações de forma que consigam simular a construção antes de colocar o projeto em prática. Essa previsibilidade evita diversos erros de integração dos projetos e perda de recursos.

Casas e condomínios inteligentes

A tecnologia e a conectividade têm um papel importante nas construções inteligentes, principalmente em casas e condomínios. Consiste na otimização dos recursos naturais e mobilidade, de forma que reduza os custos, promova comodidade e praticidade nas tarefas do dia a dia, além de proporcionar segurança aos condôminos e funcionários.

Fonte: Blog Intelbras

Você Também Deve Gostar