Segurança e Telecom utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Energia, Residencial, Comunicação, Segurança

Cuidado e segurança para idosos e crianças em casa

21 de novembro de 2019

Banner Cuidado e segurança para idosos e crianças em casa

Devido ao avanço da medicina preventiva e do tratamento de diversas condições associadas à idade avançada, estamos vivendo mais e investir em segurança para idosos é fundamental para garantir o conforto e a inclusão dessas pessoas. Para se ter uma ideia, a proporção de idosos deve ser maior em relação às crianças até 2060 no Brasil. Essa marca será alcançada em 2029 no Rio Grande do Sul, onde a média de idade é mais alta, com 35,9 anos.

Na outra ponta, estão os mais novos. Com as recentes descobertas da neurociência aliadas à métodos pedagógicos focados em preparar para a vida adulta, percebemos que as crianças precisam de certa independência e riscos para crescerem plenamente. Assim, equipamentos que ofereçam segurança às crianças e tranquilidade aos pais se fazem necessários.

Existem soluções que atendem a esses dois tipos de público. O uso da tecnologia no ambiente doméstico pode transformar a relação dos ocupantes com o imóvel, tornando-o muito mais seguro. A seguir, falaremos um pouco sobre alguns deles.

 

Sensores de movimento com Iluminação LED

 

Os sensores de presença evoluíram muito. Hoje, um só aparelho pode contar com iluminação LED, função luz de emergência e lanterna. Essas características facilitam a mobilidade e proporcionam conforto para o dia a dia, acendendo e apagando em intervalos pré-determinados.

É uma medida simples que aumenta a sensação de segurança e ajudam as crianças a lidar com o medo do escuro, por exemplo. Além disso, ajudam a evitar acidentes domésticos comuns, como quedas, que podem representar grandes riscos para crianças e idosos.

Em situações como falta de energia, existem equipamentos que acendem automaticamente e contam com uma autonomia de até duas horas e meia. Outra opção interessante de se observar nos dispositivos é a função lanterna, pois podem ser retirados da base e dão mais autonomia nessas situações.

Uma facilidade que pode conter nos equipamentos de segurança para idosos e crianças é a facilidade de instalação proporcionada pelo sistema plug and play.

 

Câmeras de segurança com monitoramento

 

Uma boa câmera de segurança permite monitorar ambientes 24 horas por dia. Atualmente, alguns equipamentos já contam com Wi-Fi integrado e alta qualidade de resolução, podendo inclusive exibir imagens de todo ambiente em 360º. Também é possível interagir por voz e usufruir de diferenciais como a visão noturna.

É a tecnologia ideal para cuidadores e familiares que querem acompanhar a rotina de crianças ou idosos quando não estão por perto. Outra possibilidade é configurar e controlar estes dispositivos à distância por meio de um aplicativo instalado no smartphone.

 

Aparelhos de telefone

 

Apesar de estarem familiarizados com soluções digitais, alguns idosos precisam de tecnologias adaptadas às suas necessidades. Por isso, muitas vezes os telefones fixos e celulares precisam ser projetados pensando nessa fatia da população. Existem aparelhos que possuem:

  • teclas maiores e destacadas;
  • volume – tanto no toque quanto nas configurações gerais de som – adequado às pessoas que possuam dificuldades auditivas;
  • displays luminosos;
  • identificadores de chamadas;
  • viva-voz;
  • teclas de emergência para situações de necessidade.

Estes dispositivos também podem ajudar crianças em situações de emergência, já que suas interfaces são simples de usar e muito intuitivas.

 

Outras opções para oferecer segurança para idosos e crianças

 

Além destas três soluções destacadas, existem outras alternativas para quem deseja manter a casa segura para seus entes queridos: detectores autônomos de fumaça, campainhas que contam com luz LED e som para avisar quando são acionadas, videoporteiros, fechaduras digitais, etc. Uma coisa é certa: cuidado nunca é demais quando se trata da segurança de crianças e idosos. E todo investimento nesse sentido é necessário para garantir a tranquilidade que tanto almejamos. Quer saber mais? Acompanhe nosso blog ou acesse nosso site.

Fonte: Blog Intelbras

Você Também Deve Gostar