Segurança e Telecom utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Residencial

Ideias para você aliar decoração afetiva com tecnologia

28 de julho de 2021

Banner Ideias para você aliar decoração afetiva com tecnologia

As experiências que temos durante a vida e que formam as pessoas que somos hoje são carregadas de lembranças, sensações, objetos, cores e músicas. Na arquitetura, a decoração afetiva alia a afeição com o conforto da casa, e fica ainda melhor com a ajuda da tecnologia. Esse conceito é extremamente único porque envolve memórias e histórias de cada pessoa na criação do ambiente, proporcionando uma sensação de pertencimento.

Um lar com personalidade deve destacar as decorações e os objetos mais importantes para o dono, conciliar comodidade com segurança e incluir elementos que tornem o ambiente único, quase como uma extensão do morador. E para inspirar você, separamos ideias incríveis para você combinar decoração afetiva com tecnologia. Confira!

O que é decoração afetiva?

A decoração afetiva consiste na mistura da estética de funcionalidade e afeto na ambientação do lar. Sendo assim, cada elemento precisa ter uma função prática, ao mesmo tempo que garante uma conexão com os moradores da residência.

Além disso, é essencial equilibrar o ambiente, organizando-o de forma íntima e aconchegante — e não num aglomerado de objetos pessoais que não agregam ao espaço e ainda dificultam a rotina.

O conceito de decoração afetiva pode ser relacionado a algo concreto, mas também pode refletir lembranças sensoriais.

  • ornamentação de peças e objetos que passam de geração em geração;
  • objetos adquiridos em viagens e eventos marcantes;
  • presentes significativos ganhos ao longo da vida;
  • a aromatização que lembra alguém ou um período;
  • as cores e a iluminação de um lugar visitado anteriormente ou que, simplesmente, dizem muito sobre a personalidade do morador;
  • o som ambiente de uma playlist que marcou um momento.

Diante disso, a tecnologia pode se tornar uma grande aliada nesse tipo de decoração, pois ela tem o poder de melhorar a estética do ambiente, além de proporcionar praticidade e segurança ao lar. Veja algumas ideias a seguir.

Cores do ambiente + iluminação ideal

Além do estilo, nos móveis e decorações do ambiente, as cores têm o poder de deixar os cômodos mais acolhedores.

As cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, geralmente transmitem sensação de descontração, estimulando a comunicação e criatividade, o que é ideal para cozinha, salas de estar e jantar. Além disso, podem deixar o ambiente “menor” ou “maior” dependendo de como são aplicadas.

As cores frias e em tons pastéis, como branco, azul e verde despertam tranquilidade, frescor, harmonia e equilíbrio do ambiente, sendo uma excelente escolha para banheiros e quartos. Inclusive, elas são frequentes em decorações minimalistas.

No entanto, não é necessário escolher apenas algumas cores para os cômodos, se você pode ter uma cor na parede e ir brincando com a mudança da iluminação. Com lâmpadas inteligentes é possível destacar pontos da casa, trocar de cor e intensidade e programar cenários diferentes de iluminação, o que pode reforçar ou mudar completamente a mensagem de determinado espaço, deixando-o a sua cara.

Objetos de decoração + praticidade

Objetos de decoração

Reaproveitar móveis antigos que pertenceram a um parente ou um objeto comprado em alguma viagem é totalmente compatível com o conceito de decoração afetiva. O que não significa que tudo deva ser retrô. Você pode aliar uma estética vintage com a modernidade da tecnologia, unindo a viabilidade e a praticidade ao ambiente.

Exemplo disso é o uso de dispositivos para casas inteligentes. Você pode programar a climatização do ambiente por meio do smartphone, usar smart box para aquela sessão de cinema em casa, ter conectores smart para programar o funcionamento de algum eletrodoméstico e assistente de voz para tocar músicas, atualizar sobre o trânsito e a previsão do tempo, facilitando assim, o seu dia a dia.

Sensação de pertencimento + segurança

O conceito de lar está ligado ao quão aconchegante o ambiente pode ser, e tudo que promove aquela sensação de pertencimento. A decoração afetiva tem o mesmo objetivo e está relacionada à proposta de compor o local com objetos que remetem a memórias e expressam conexão profunda com os moradores.

Sendo assim, a proteção da casa deve ser considerada. Afinal, em algum momento, os moradores precisarão sair e querem ter a certeza de que encontrarão tudo como deixaram. Para isso, a tecnologia será uma grande aliada na segurança do ambiente. Por exemplo, é possível contar com:

  • Câmeras de vigilância: monitore a sua residência à distância acessando as imagens em tempo real pelo celular;
  • Alarmes e sensores de presença: receba um alerta em caso de tentativa de invasão com sistemas de sensores de presença e alarmes integrados ao controle de acesso;
  • Fechaduras inteligentes: acesse a sua casa digitando senhas, aproximando tags ou por meio de leitura facial, dessa forma, o uso de chaves é dispensável;
  • Videoporteiro: veja, converse e libere a entrada de pessoas na sua casa de onde você estiver;
  • Lâmpadas inteligentes: crie a impressão de que alguém está na residência quando estiver fora acionando a iluminação pelo celular.

Fonte: Blog Intelbras

Você Também Deve Gostar