Segurança e Telecom utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Residencial

Vantagens da automação residencial que talvez você não saiba

21 de julho de 2021

Banner Vantagens da automação residencial que talvez você não saiba

As vantagens da automação residencial podem ir muito além da facilidade de ter um lar que se adequa às vontades do morador com apenas alguns cliques no smartphone ou por comandos de voz.

Fechaduras eletrônicas, sensores de fumaça e gás, iluminação inteligente, sensores de presença, câmeras e videoporteiros são exemplos de equipamentos que podem fazer parte da sua smart home. Mas você sabe quais benefícios a aplicação desses produtos pode trazer? Neste artigo, você vai ver algumas vantagens da automação residencial que talvez nem tenham passado pela sua cabeça ainda. Acompanhe!

Pode ser adquirida em módulos

Você pode automatizar a sua casa aos poucos, de acordo com a sua necessidade. Em outras palavras, não é preciso fazer um “grande projeto de automação residencial” para começar a ganhar praticidade em tarefas do dia a dia. Esse aspecto também já mostra que a depender dos seus objetivos com a automação, você gastará bem menos do que imagina.

Por exemplo, uma casa inteligente geralmente precisa ter internet de qualidade e que alcance todos os ambientes da casa. Para isso, além de um bom provedor, é preciso um roteador que consiga atender as necessidades dos usuários na residência.

Essa rede Wi-Fi pode funcionar como um sistema de comunicação entre os aparelhos. A partir disso, é possível adicionar equipamentos para automação, como fechaduras eletrônicas, e integrá-los aos poucos, instalando mais tarde, câmeras wi-fi, smart speakers, entre outros dispositivos para casas inteligentes.

Contribui com a acessibilidade

Muitas tarefas do dia a dia podem passar despercebidas por algumas pessoas, mas representam um enorme desafio para outras. Abrir as cortinas da casa, acender e apagar luzes, ir até a porta para atender uma visita, etc. Por isso, uma das vantagens da automação residencial é a possibilidade de contribuição significativa com a acessibilidade, veja alguns exemplos:

  • Para pessoas com deficiência visual: podem utilizar o assistente de voz para pedir uma música, buscar diversas informações na internet, ouvir podcasts, ou ainda, estando integrado com outros aparelhos, podem acessar dispositivos inteligentes e executar tarefas com facilidade, como abertura de cortinas, liberar ou bloquear a entrada de pessoas, etc.
  • Para pessoas com deficiência auditiva: por meio de um sensor, a iluminação da casa pode piscar quando a campainha é tocada ou ainda emitir uma notificação visual no celular.
  • Para pessoas com mobilidade reduzida: aqui o uso do assistente de voz também pode facilitar a execução de tarefas, evitando deslocamentos cansativos. E há outros produtos, como um videoporteiro, por exemplo. Em vez da pessoa se movimentar para abrir a porta, ela recebe a notificação no smartphone, verifica quem é, conversa com o visitante e libera o acesso apenas se quiser. Tudo pelo celular.

Uma das principais vantagens da automação residencial é que ela permite que várias ações rotineiras sejam centralizadas e controladas em apenas um aparelho, com alguns toques no smartphone ou via comando de voz, o que proporciona praticidade e comodidade ao morador.

Traz mais agilidade às tarefas do dia a dia

Outro benefício da automação residencial é a otimização de tarefas. Algumas como:

  • permitir o acesso de visitantes estando em qualquer lugar da casa;
  • acender luzes sem precisar apertar o interruptor de parede, ou contar com um interruptor que acende todas as luzes do ambiente de uma só vez;
  • executar uma música por meio de um comando de voz;
  • sentir que sua casa está perfeitamente climatizada sendo que você nem precisou se lembrar de ligar o ar-condicionado, entre outras.

Uma casa inteligente, não só conta com automação de tarefas, mas também aprende com as informações geradas por meio da inteligência artificial (IA). Dessa forma, é possível ter mais agilidade, já que esses dispositivos poderão antecipar alguns dos movimentos do morador de acordo com sua rotina.

Aprimora a segurança do ambiente

A automação residencial também é capaz de aprimorar a segurança com produtos próprios, como câmeras e alarmes. Esses dispositivos ajudam a monitorar, mesmo a distância, a movimentação internamente ou no perímetro da sua casa.

Além disso, existem aparelhos que simulam situações, como acendimento de luzes na casa para simular a presença de alguém mesmo quando o morador está viajando. Tudo sendo ativado a distância e alertando o morador direto no smartphone.

Promove a economia de energia

Existem dispositivos de automação residencial que gerenciam o consumo de energia detectando os pontos de maior utilização e aplicando métodos para diminuir os gastos.

As lâmpadas inteligentes já tem essa funcionalidade, pois são produtos que funcionam via conexão Wi-Fi e podem ser controladas remotamente. Com elas, é possível controlar a intensidade da iluminação, mudar a cor da luz ou ainda, sincronizar a iluminação com a música que estiver tocando no ambiente.

Por fim, no caso de queda de energia, a automação também evita sobrecarga dos aparelhos.

Vantagens da automação residencial

Uma casa inteligente consiste no monitoramento, gerenciamento e programação de tarefas costumeiras de forma prática e remota. Dentre as principais vantagens da automação residencial, certamente estão o conforto e a comodidade na execução das atividades, além da economia e segurança que esses dispositivos proporcionam.

Com todo esse “mar de possibilidades” que essa tecnologia é capaz de proporcionar, é muito válido pensarmos em como essas aplicações podem ir além, adequando e combinando funcionalidades de forma criativa, a fim de entregar soluções para diversos tipos de necessidades.

Fonte: Blog Intelbras

Você Também Deve Gostar