Segurança e Telecom utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Segurança

Câmera com reconhecimento facial: conheça essa tecnologia

29 de julho de 2020

Banner Câmera com reconhecimento facial: conheça essa tecnologia

A câmera com reconhecimento facial é uma das mais avançadas tecnologias de monitoramento. Por meio de inteligência artificial aplicada aos sistemas de vigilância CFTV IP, ela é capaz de reconhecer rostos e identificar pessoas.

Essa funcionalidade tem sido aplicada em ambientes de grande circulação – como aeroportos, shoppings e espaços públicos – para proporcionar mais segurança. Também é utilizada em grandes corporações para controle de acesso de colaboradores e cadastro de visitantes.

Neste artigo, vamos ver como ela funciona e quais as possibilidades. Continue lendo!

Câmera com reconhecimento facial: tendência de segurança

O CFTV IP revolucionou o mercado de monitoramento e segurança. As câmeras que utilizam essa tecnologia captam imagens de ultra resolução, com grande nitidez e riqueza de detalhes, imagens coloridas em baixíssima luminosidade, zoom de até 60×.

Isso porque o sistema permite integrar uma série de recursos por meio de inteligência artificial para potencializar a segurança. Entre eles, inteligências comportamentais, Linha e Cerca virtual com IA, leitura automática de placas e identificação de comportamento suspeito de veículos, contagem de pessoas, busca forense, identificação de temperatura de pessoas e objetos, além de reconhecimento facial. Tudo isso é possível graças à tecnologia de última geração.

Entre todas essas possibilidades, o reconhecimento facial é o que mais tem atraído o interesse de grandes empresas e da gestão pública. Quando se trata de segurança, ela é uma tendência que deve se consolidar nos próximos nos próximos anos. Segundo a consultoria Markets and Markets, o mercado de biometria facial deve valer mais de US$ 7 bilhões até 2020.

China, Londres e até o Brasil já utilizam o reconhecimento facial para identificar pessoas em lugares públicos como aeroportos, metrô e ruas consideradas perigosas ou com grande circulação de pessoas. Shoppings, supermercados, condomínios e grandes empresas também se beneficiam dessa tecnologia para identificar suspeitos e criminosos.

IA para o reconhecimento de face: como funciona?

O reconhecimento facial é possível graças à inteligência artificial (IA). Ele é uma técnica de biometria que faz a leitura dos traços dos rostos. Apesar de cada pessoa ser única, a face têm características comuns que podem ser usadas de referência para a diferenciação. Por exemplo: a distância entre os olhos, o comprimento do nariz, o tamanho do queixo e a linha da mandíbula. A partir da leitura e comparação desses pontos com um banco de dados, é possível identificar uma pessoa.

Ele pode ser aplicado de diversas formas. Há smartphones que já utilizam esse recurso para desbloquear o aparelho, por exemplo. Também há porteiros eletrônicos que liberam o acesso aos locais ao fazer a leitura de face, da mesma forma que ocorre com a leitura biométrica de impressões digitais. Por fim, as câmeras de monitoramento são capazes de fazer essa identificação mesmo que a pessoa esteja em movimento e em meio à multidões. Vamos ver algumas possibilidades a seguir.

Recursos da câmera de reconhecimento facial CFTV IP

Comparação com banco de dados

Ao realizar o reconhecimento de face, o sistema consegue cruzar as informações com um banco de dados, como o cadastro do RH de uma empresa. Com isso, é simples obter rapidamente as informações adicionais das pessoas identificadas no local. Esse recurso pode ser utilizado para distinguir quem tem permissão de acesso ou não a um determinado lugar, por exemplo.

Análises além da face

O reconhecimento facial é o recurso principal, mas não é o único. Há modelos de câmera de reconhecimento facial que que possuem um recurso que realiza a análise de outros elementos para identificar indivíduos. Ela pode ser configurada para verificar idade, gênero e outras características como óculos, barba, tipo e cor de roupas, entre outros. Assim, se o propósito for encontrar uma pessoa, pode-se fazer uma busca por essas características.A busca também pode ser feita inserindo a foto de uma pessoa no sistema, encontrando rapidamente se ela passou por ali anteriormente.

Essas informações de características de pessoas também podem auxiliar nas análises das estratégias de marketing, podendo ser utilizadas para fazer estatísticas de fluxo e público de pessoas, identificando qual o perfil que frequentam o local (porcentagem de pessoas de cada gênero e idade, em cada mês, dia e hora)

Alta tecnologia de imagem

Para poder ser utilizada nos mais diversos ambientes e garantir a eficiência no reconhecimento de pessoas, as câmera contam com tecnologias que permitem captar imagens coloridas mesmo com pouca luminosidade – o que proporciona uma excelente performance mesmo à noite, por exemplo. Essas câmeras podem captar até 32 pessoas por segundo, obtendo alta performance mesmo com grande fluxo de pessoas.

As câmeras de reconhecimento facial são a solução ideal para grandes projetos de segurança. Com tecnologia de ponta, elas colaboram para garantir a segurança, com precisão e eficiência.

Fonte: Blog Intelbras

Você Também Deve Gostar